Seu Zé, o Matuto.

Seu Zé, O Matuto.

Seu Zé, antes de ser um nome masculino, diminutivo, carinhoso e familiar, ele aqui representa o respeito e valoriza um importante personagem da cultura brasileira, o habitante do campo, mesmo sendo ele (a) morador da cidade por opção, ou pelo histórico de mudanças nacionais, já que, saindo do centro de qualquer cidade brasileira, ou mesmo dentro dela, todo o resto é campo! Nome amplamente difundido na nossa nação, pela colonização portuguesa e pela herança judaico-cristã, seja ele sertanejo, caipira, caboclo, gaudério, urbano, ou qualquer hibridismos dentre estes e tão comuns por aqui. A sua figura torna-se muito importante na atual conjuntura que vivemos. O Matuto, segundo Seu Aurélio, primo distante do Sérgio que é papai do Chico, é quem vive no mato, na roça, é acanhado, tímido e desconfiado, dado a matutar, experiente e cogitabundo. Finório, sabido e matreiro. Aqui chamo de matuto todos os que intrepidamente matutam, pois creio na habilidade cognitiva que todo sistema vivo tem!

O seu Zé matuto, Brasileiro, de palavra em palavra, sugere e inicia esse escambo de saberes, pitacos e causos.

Vamos falar da nossa cultura, músicas e danças, trejeitos e hábitos, a cachaça, vamos dar pitaco na língua brasileira e na portuguesa também, na politicagem, não a partidária, de esquerda ou de direita, vamos sim é caminhar, há tantas possibilidades! Sem politiquetas! Zombaria do zombeteiro. Vamos falar também da nossa realidade ambiental, a bioregional, a nacional e a mundial, e as possíveis soluções. Ufa!! Será possível? Vamos tentar? Vamos!

Seja muito bem vindo e Participe!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

homosapienstudo



01)Espelho, espelho meu, existe alguém mais cientista do que eu?

Resposta: Sim existe!

O tal do cientista deve di cê um sujeito muito esquisito, eu nunca vi um deles di perto, é tipo cabeça de bacalhau, chester vivo e pesquisa pras eleições. Pois intão, dois deles merecem destaques as avessas, é não é piada!

O primeiro quer inventar uma máquina pra retirar da atmosfera o tal do gás carbônico, e pior, o projeto foi divulgado numa dessas revistas em que eles escrevem pra eles mesmos, mas que chegam até nós, nem vô falá o nome pra não queimá o filme deles, mas se vc descobrir, por favor, mande pra eles uma enxada e uma semente de árvore brasileira, pois grande parte delas vive suntuosamente durante centenas de anos usando o tal do gás da atmosfera, e nos oferecem oxigênio, sombra, frutos, atraem um monte de bichinhos bonitos e são igualmente lindas!

O outro melancólico de laboratório propôs tbm numa outra grd revista, colocar uns espelhos voando lá em cima no planeta terra pra espantar os raios de sol, é mole? Sapiência acadêmica, diz ele que assim o planeta vai ficar mais frio, sendo assim podemos continuar destruindo-o, afinal de contas a maioria não gosta de trabalhar no calor forte né?


Um comentário:

  1. Oi seu Zé...a pouco ouvi dizer que estes tais cientistas descobriram H2O na lua..mas ela encontra-se forma sólida ou seja congelada.. e não é q já estão pensando na maneira de desconge-la para os astronautas poder beber e mijar sobre nossas cabeças...santa sapiência!

    ResponderExcluir