Seu Zé, o Matuto.

Seu Zé, O Matuto.

Seu Zé, antes de ser um nome masculino, diminutivo, carinhoso e familiar, ele aqui representa o respeito e valoriza um importante personagem da cultura brasileira, o habitante do campo, mesmo sendo ele (a) morador da cidade por opção, ou pelo histórico de mudanças nacionais, já que, saindo do centro de qualquer cidade brasileira, ou mesmo dentro dela, todo o resto é campo! Nome amplamente difundido na nossa nação, pela colonização portuguesa e pela herança judaico-cristã, seja ele sertanejo, caipira, caboclo, gaudério, urbano, ou qualquer hibridismos dentre estes e tão comuns por aqui. A sua figura torna-se muito importante na atual conjuntura que vivemos. O Matuto, segundo Seu Aurélio, primo distante do Sérgio que é papai do Chico, é quem vive no mato, na roça, é acanhado, tímido e desconfiado, dado a matutar, experiente e cogitabundo. Finório, sabido e matreiro. Aqui chamo de matuto todos os que intrepidamente matutam, pois creio na habilidade cognitiva que todo sistema vivo tem!

O seu Zé matuto, Brasileiro, de palavra em palavra, sugere e inicia esse escambo de saberes, pitacos e causos.

Vamos falar da nossa cultura, músicas e danças, trejeitos e hábitos, a cachaça, vamos dar pitaco na língua brasileira e na portuguesa também, na politicagem, não a partidária, de esquerda ou de direita, vamos sim é caminhar, há tantas possibilidades! Sem politiquetas! Zombaria do zombeteiro. Vamos falar também da nossa realidade ambiental, a bioregional, a nacional e a mundial, e as possíveis soluções. Ufa!! Será possível? Vamos tentar? Vamos!

Seja muito bem vindo e Participe!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Noticias Sapiens




ONU - Organização Não Unida lançará em breve o Mobral Internacional, pois o índice de analfabetismo ecológico mundial só aumenta.
Seu Zé sugere uma mula brasileira como a primeira professora......
Amarraram uma mula e um cavalo pra pastar durante anos num capinzal próximo a um rio fedido, ela (a mula) logo percebeu que sazonalmente a paisagem se alterava e que em determinadas épocas de chuva o rio naturalmente aumentava seu leito e era muito perigoso ficar por ali, ai então pra não ter problema nessas anunciadas épocas, toda vez que uma mula ia amarrar a outra uma delas empacava, adivinhe qual? Pois é, mas o cavalo não empacava pq ele era adestrado, daí então, inversamente a mula é chamada de mula pq não aceitou o adestramento ignorante da sapiência sapiens, e adivinhe o que aconteceu com o cavalo adestrado, não o cavalo do dono né. A esperta mula tava cagano e andano proque o sabido do macaco achava então conseguiu de safar, já o seu parceiro de refeições.........
Intaum ó, atenção pro dito popular:
Galo que segue ganso morre afogado hein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário