Seu Zé, o Matuto.

Seu Zé, O Matuto.

Seu Zé, antes de ser um nome masculino, diminutivo, carinhoso e familiar, ele aqui representa o respeito e valoriza um importante personagem da cultura brasileira, o habitante do campo, mesmo sendo ele (a) morador da cidade por opção, ou pelo histórico de mudanças nacionais, já que, saindo do centro de qualquer cidade brasileira, ou mesmo dentro dela, todo o resto é campo! Nome amplamente difundido na nossa nação, pela colonização portuguesa e pela herança judaico-cristã, seja ele sertanejo, caipira, caboclo, gaudério, urbano, ou qualquer hibridismos dentre estes e tão comuns por aqui. A sua figura torna-se muito importante na atual conjuntura que vivemos. O Matuto, segundo Seu Aurélio, primo distante do Sérgio que é papai do Chico, é quem vive no mato, na roça, é acanhado, tímido e desconfiado, dado a matutar, experiente e cogitabundo. Finório, sabido e matreiro. Aqui chamo de matuto todos os que intrepidamente matutam, pois creio na habilidade cognitiva que todo sistema vivo tem!

O seu Zé matuto, Brasileiro, de palavra em palavra, sugere e inicia esse escambo de saberes, pitacos e causos.

Vamos falar da nossa cultura, músicas e danças, trejeitos e hábitos, a cachaça, vamos dar pitaco na língua brasileira e na portuguesa também, na politicagem, não a partidária, de esquerda ou de direita, vamos sim é caminhar, há tantas possibilidades! Sem politiquetas! Zombaria do zombeteiro. Vamos falar também da nossa realidade ambiental, a bioregional, a nacional e a mundial, e as possíveis soluções. Ufa!! Será possível? Vamos tentar? Vamos!

Seja muito bem vindo e Participe!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Doutores sâo quase Pêagádê

Na língua portuguesa Doutor significa doutor, médico, sujeito formado em medicina, cidadão que recebeu grau de doutorado na universidade, na língua brasileira doutor ou doto, ou ainda seu dotô é, antes de qualquer coisa, sinônimo de poder, e impõe, ou impunha o mais alto respeito. Antigamente dotô, era o indivíduo colonizador, jogava no time que ganhava, político, escravocrata latifundiário, coronel, reizinho, mandava na vila, no comércio, se bobiá mandava até no padreco, era quase reverenciado, idolatrado e só respeitava o vizinho distante!

Atualmente, doutor na língua portuguesa ainda significa doutor, médico, sujeito que recebeu grau de doutorado na universidade, homem muito douto, sábio e erudito. Na língua brasileira, a da rua, do dia-a-dia, a palavra significa mais ou menos: Médico, Advogado, doutor em alguma coisa especifica, e o mais irreverente: Sabichão. Vamos às constatações e noticias pq:

Doutor em Sustentabilidade não separa lixo em casa.

Doutor em Agronomia nunca plantou nem um arroz nem um feijão.

Doutor em economia compra papel pintado ou dólar bichado?

Doutor em psicologia internado!

Doutor em física ensina em velocidade média.

Doutor em antropologia ainda acredita que não é macaco.

Doutor em Geografia......

Doutor em Química vive em ambiente esterilizado.

Doutor em biologia é um bom fotógrafo, não anda descalço e só toma banho quente.

Doutor em matemática perdeu as contas de quantas vezes errou.

Doutor em Sociologia tá procurando emprego.

Doutor em Política acaba de filiar-se a partido de oposição.

Doutor em Arquitetura é um ótimo cozinheiro.

Médico doutor pediatra receita papinha transgênica para crianças de colo.

Doutor em História nunca gostou de ler.

Doutor em Eng. Civil não viu.

Doutor em lingüística pediu cidadania portuguesa pq não agüenta mais a língua brasileira.

Procede?

Acho que sim, e ainda mais como dizem por ai:

“Toca é fácil, carregá a gaita que é difícil”

Alguém quer completar os que faltam ou sugerir mudanças e /ou acréscimos?

Colaboração: Os doutores de plantão e os que almejam ser, os amigos, e a filosofia de buteco, pq boteco já ta muito chique.

Um comentário:

  1. Olá amigo! Todas estas constatações procedem sim! Muito bom!! O blog está muito legal! Um abração! Evandro Fachim, Santa Maria - RS

    ResponderExcluir