Seu Zé, o Matuto.

Seu Zé, O Matuto.

Seu Zé, antes de ser um nome masculino, diminutivo, carinhoso e familiar, ele aqui representa o respeito e valoriza um importante personagem da cultura brasileira, o habitante do campo, mesmo sendo ele (a) morador da cidade por opção, ou pelo histórico de mudanças nacionais, já que, saindo do centro de qualquer cidade brasileira, ou mesmo dentro dela, todo o resto é campo! Nome amplamente difundido na nossa nação, pela colonização portuguesa e pela herança judaico-cristã, seja ele sertanejo, caipira, caboclo, gaudério, urbano, ou qualquer hibridismos dentre estes e tão comuns por aqui. A sua figura torna-se muito importante na atual conjuntura que vivemos. O Matuto, segundo Seu Aurélio, primo distante do Sérgio que é papai do Chico, é quem vive no mato, na roça, é acanhado, tímido e desconfiado, dado a matutar, experiente e cogitabundo. Finório, sabido e matreiro. Aqui chamo de matuto todos os que intrepidamente matutam, pois creio na habilidade cognitiva que todo sistema vivo tem!

O seu Zé matuto, Brasileiro, de palavra em palavra, sugere e inicia esse escambo de saberes, pitacos e causos.

Vamos falar da nossa cultura, músicas e danças, trejeitos e hábitos, a cachaça, vamos dar pitaco na língua brasileira e na portuguesa também, na politicagem, não a partidária, de esquerda ou de direita, vamos sim é caminhar, há tantas possibilidades! Sem politiquetas! Zombaria do zombeteiro. Vamos falar também da nossa realidade ambiental, a bioregional, a nacional e a mundial, e as possíveis soluções. Ufa!! Será possível? Vamos tentar? Vamos!

Seja muito bem vindo e Participe!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Notícias Sapiens: É lógico a lógica da oikoslógica? Oikoslógica ? Sim,é Óikoslógico!


Vc já ouviu a expressão o cúmulo do ridículo? Se acha estranho ouvi-la, mais isquisito ainda é vê-la!

É assombrosa a capacidade simiana em inventar e readequar parafernálias tecnológicas para anunciar pro grupo sua intrínseca inteligência. Olha só: já sabemos que a moda das academias pegou de vez, é meio isquisito ver um monte de gente correndo em esteiras ou bicicletas dentro dum quadrado e olhando pra parede, mas até ai vai. O verão ta chegando né? Mas garanto que uns dias na enxada resolvia. Pois então, aqui em Curitiba, a “capital européia mais ecológica brasileira” (propaganda local), uma dessas academias concebeu a idéia mais brilhante desde o surgimento do universo passando por todo processo evolutivo antroposapiense até 2009 no tempo cristão, quase 2010. O magnífico invento consistiu no seguinte: Uma boa propaganda, pq hoje em dia não se elege nem um sindico sem consultar um profissional da área, o slogan (lê-se islogan) neste caso é mais ou menos: hábito de vida saudável atingindo o desempenho atlético e biopsicossocial dando importância a atividade física e as praticas de integração social. Lindo! Extraordinário! Estupendo! Magnífico! Ufa! Facto: Vc está parando no sinal de transito as 06h37min e 50 segundos da tarde dum dia qualquer e de repente aparece um ônibus, não é um ônibus qualquer, ele vinha lentamente freando no transito da capital projetada e nele estão engenhosamente “pregadas”, arrebitadas, fixadas, ou grudadas no chão, uma dezena de bicicletas ergométricas e um monte de símios pedalando devidamente vestidos para tal atividade, suando e olhando pelo vidro do ônibus pra vc, o ônibus acelera e um atleta peludo olha atenciosamente pra vc com uma cara sei lá do que, isso deve di ser a tal da integração social e a atividade física atingindo o desempenho atlético e é claro o tal do biopsicossocial, sei lá que joça é essa. Aaa capital ecológica por pura ingenuidade achei que o pseudo-incentivo pra andar de bicicleta era pra economizar Co², poluir menos e influenciar positivamente a saúde pública. A prefeitura da capital ecológica multou por crime ambiental ciclistas que pintaram no asfalto uma (01) ciclofaixa no dia mundial sem carro 2007, será sugestão do Beto Harley pra andarmos de bicicleta dentro dos ônibus no nosso exemplar e saturado sistema de transporte público curitibano?

Qndo alguém me perguntar di novo que troço isquisito é esse?

- É o cúmulo do ridículo da sáude física e mental da capital ecológica. Atenção caipirada, o povo quando bravo profetiza: Vai tomá no Co² viu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário